Processos Operacionais:
Maximize a eficácia operacional com inovação e eficiência

Os macro processos operacionais são responsáveis pela execução das atividades essenciais, garantindo produtos e serviços com qualidade, eficiência, custo competitivo no prazo planejado. Eles englobam atividades como aquisição e armazenamento de insumos, produção, venda e entrega dos produtos e serviços e o atendimento ao cliente. A estruturação eficiente permite melhor controle operacional, redução de desperdícios e otimização dos fluxos de trabalho, aumentando a produtividade e a competitividade da empresa.

O principal objetivo dos macro processos operacionais é assegurar que todas as atividades sejam realizadas de forma padronizada, alinhada aos planos e estratégias do negócio. Para isso, é essencial mapear fluxos de trabalho, definir papeis e responsabilidades, estabelecer metas claras e monitorar indicadores de desempenho. Com processos bem estruturados, a empresa pode aumentar a escala de produção, além de reduzir falhas, melhorar a previsibilidade dos resultados e aumentar sua capacidade de adaptação a novas demandas e desafios. Processos bem gerenciados garantem melhor controle e redução de custos, maior satisfação dos clientes e eficiência na alocação de recursos. A aplicação de tecnologias, automação e inteligência artificial são imprescindíveis para o aperfeiçoamento desses processos.

Entre os principais macro processos operacionais, citamos alguns macro processos de alguns dos segmentos que se destacam:

  • Indústria: Gestão de compras e suprimentos, planejamento e controle da produção (PCP), fabricação, controle de qualidade, manutenção industrial, utilidades, logística e expedição.
  • Logística e Distribuição: Gestão de armazéns, roteirização, transporte e entrega, controle de frota e rastreamento de mercadorias.
  • Revendedor de Produtos: Gestão de estoques e abastecimento, recebimento e conferência de mercadorias, organização e exposição de produtos, atendimento ao cliente e logística de entrega.
  • E-commerce: Gestão de plataforma digital e parceiros e marketplaces, curadoria, controle de pedidos, pagamento, separação, expedição, logística de entrega e atendimento ao cliente.
  • Prestador de Serviço: Atendimento ao cliente, gestão de contratos e SLA, alocação de recursos, execução dos serviços, controle de qualidade e pós-venda.
  • Agro Negócio: Gestão da produção agrícola, controle de insumos, armazenamento e distribuição, monitoramento ambiental e logística de escoamento.
  • Gestão de Empreendimentos Imobiliários: Planejamento e desenvolvimento de projetos, captação de investimentos, gestão de obras e fornecedores, comercialização de unidades e pós-entrega.
  • Engenharia e Construção: Planejamento e execução de obras, gerenciamento de materiais, controle de custos e qualidade, segurança no trabalho e gestão do cronograma físico financeiro.
  • Gestão de Data Center: Infraestrutura de TI, armazenamento e processamento de dados, backup, disponibilidade, segurança da informação e monitoramento de desempenho dos SLA´s.
  • Telecom: Gestão de redes e infraestrutura, manutenção de sistemas, monitoramento de serviços e suporte técnico.
  • Saúde Hospitalar: Gestão de atendimentos e internações, administração de insumos e medicamentos, controle de processos clínicos e operacionais, suporte a equipes médicas.