Processos de Suporte:
Eleve a eficácia administrativa com soluções ágeis e inovadoras
Os processos de suporte são essenciais para garantir o apoio administrativo, minimização dos riscos e a continuidade das operações de uma empresa. Esses processos podem incluir funções como financeiro, recursos humanos, tecnologia da informação, controladoria, controle de custos, compliance, gestão de projetos, jurídico, entre outros, dependendo do tipo de negócio, oferecendo a base necessária para a execução das atividades de forma eficaz e sem interrupções.
O objetivo principal desses processos é garantir o controle, otimizar a utilização de recursos (financeiros, humanos, etc.), reduzir custos, melhorar a gestão organizacional e garantir a conformidade com as obrigações legais e ambientais. Eles também devem ser geridos de maneira eficiente, aprimorando a tomada de decisões estratégicas. Ao adotar boas práticas, a empresa fortalece sua estrutura administrativa, garantindo o crescimento sustentável e o alinhamento com os processos administrativos e objetivos organizacionais.
Entre os principais macro processos de suporte, destacam-se:
- Financeiro: Contas a pagar e receber, gestão de caixa, conciliação bancária, planejamento financeiro, fluxo de caixa, gestão de empréstimos e financiamentos e captação de recursos.
- Contabilidade e Fiscal: Apuração de impostos, fechamento contábil, demonstrações financeiras, planejamento tributário, monitoramento do resultado do negócio.
- Compliance e Riscos: Gestão de riscos corporativos, políticas de conformidade, auditoria interna e externa, prevenção de fraudes e certificações (incluindo ISO e outras certificações relevantes).
- Controle de Preços e Custos: Formação de preços, precificação de produtos e serviços, gestão do preço de transferência entre unidades de negócio e gestão de custos operacionais e não operacionais.
- Controle de Imobilizado: Entrada, identificação, alocação, transferência, controle de depreciação, inventário, venda e baixa de ativos e bens patrimoniais.
- Facilities: Gestão de infraestrutura física, manutenção predial, serviços gerais, segurança patrimonial, limpeza, restaurante, entre outros serviços (geralmente terceirizados).
- Gestão de Processos: Gestão do desenho de processos, fluxogramas, procedimentos, treinamento de equipes, implementação, melhorias contínuas, revisões periódicas, entre outros.
- Gestão de Projetos: Elaboração e apoio na aprovação de business case, definição de escopo, alocação de recursos, cronograma, implementação, execução e controle dos entregáveis dos projetos, monitoramento de prazos e qualidade, controle do orçamento e gestão de riscos.
- Recursos Humanos (RH): Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, remuneração, benefícios e incentivos, departamento pessoal, processamento da folha de pagamentos, gestão ambulatorial e segurança do trabalho.
- Tecnologia da Informação (TI): Governança de TI, gestão de infraestrutura, segurança da informação, gestão e desenvolvimento de sistemas, telecom e suporte técnico.
- Jurídico: Gestão de temas societários, empresariais, contencioso, trabalhista, regulatórios, compliance, entre outros.